sábado, 23 de octubre de 2010

C-MO-28 : Uso del paquimetro en la MO


Editora:    Pró-Fono
Autora:    Débora Martins Cattoni
Editores Científicos: Alexandre Castro-Caldas (Portugal); Irene Queiroz Marchesan; Zelita Cladeira Ferreira Guedes.
Número de Páginas do Livro: 44
ISBN do Livro: 85-85491-75-2
Primeira Edição de 2006
"Este livro vem acompanhado de um CD para impressão do arquivo do Protocolo de Coleta de Dados.
O que é a Antropometria? 
Quais são as medidas orofaciais e como utilizar o paquímetro em diferentes áreas de atuação do fonoaudiólogo? 
Qual o objetivo de coletar estas medidas? 
Quais são os padrões de normalidade encontrados na literatura?
Com os avanços técnico-científicos, é imprescindível o trabalho com extremo profissionalismo e com embasamento em autores que vêm estudando o tema em suas atividades profissionais.
Com a intenção de melhor embasar os procedimentos objetivos de avaliação da morfologia orofacial, Débora Martins Cattoni foi buscar os fundamentos da Antropometria, a fim de direcioná-los e adaptá-los às necessidades clínicas dos fonoaudiólogos.
Fonoaudióloga clínica, com Graduação e Mestrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, especialista em Motricidade Orofacial, é pioneira nos estudos que interrelacionam a Antropometria e a Fonoaudiologia e a maior incentivadora de pesquisas na área. Desde 2000 vem se dedicando ao estudo sobre as medidas antropométricas orofaciais e divulgando o uso do paquímetro como instrumento clínico importante para complementação da avaliação do sistema estomatognático.
Essa obra, ao mesmo tempo prática e produto de pesquisas científicas, reúne os estudos na área da morfologia orofacial e direciona, passo a passo, os procedimentos clínicos, possibilitando que o fonoaudiólogo desenvolva seu trabalho de forma bem documentada. É um livro que explora uma proposta de avaliação objetiva, contribuindo para a determinação do diagnóstico fonoaudiológico em Motricidade Orofacial."

NTRODUÇÃO O que é a Antropometria?
O que é a Antroposcopia?
O Uso do Paquímetro em Diferentes Áreas de Atuação do Fonoaudiólogo
Qual é o Objetivo de Coletar Medidas Antropométricas Orofaciais?
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA (ANTROPOMETRIA) Instrumentos Pontos Antropométricos Medidas Antropométricas Orofaciais Proporções Orofaciais PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO Posicionando o Paciente Medindo o Paciente PARÂMETROS ENCONTRADOS NA LITERATURA DIFERENÇAS RACIAIS DO COMPLEXO CRANIOFACIAL CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APÊNDICE Protocolo de Coleta de Dados CD - anexado ao livro para impressão do Protocolo de Coleta de Dados

No hay comentarios:

Publicar un comentario